Os podcasts que eu ouço

Quando o Bruce Eckel veio pro Brasil para a PyConBrasil 2008 e para o workshop de design patterns, ele perguntou quem escutava podcasts regularmente e bem menos gente do que eu esperava levantou a mão. Então ele recomendou alguns podcasts e enfatizou que ouvir podcasts era quase como ir a conferências, mas ainda mais prático você ouve quando puder. O Humberto Diógenes então fez um post legal indicando os podcasts que ele ouve e eu decidi fazer o mesmo. Os podcasts abaixo não estão em ordem de preferência:

This Week in Tech – Muito bom. Conta com a presença regular do polêmico John C. Dvorak. Normalmente são longos (mais de 1 hora). As edições que eu mais gostei foram sobre o The Internet Archive, o lançamento do Microsoft Live Mesh e sobre como a internet, blogs e twitter estão influenciando o jornalismo. Periodicidade: Semanal.

Capa TWiT

This Week in Tech

FLOSS Weekly – Mais um podcast com o Leo Laporte. Neste podcast ele e Randal Schwartz (sim, o cara do Perl e agora Smalltalk) entrevistam personalidades do software livre, normalmente core developers de projetos grandes como o Drupal, Python, Audacity, mas também pessoas não tão ligadas a projetos como o Maddog, Larry Augustin e Ward Cunningham. Os episódios que eu recomendo são: Ward Cunningham (muito bom!), Larry Augustin, Maddog, Jeremy Allison. Periodicidade: Deveria ser semanal, mas de vez em quando demora mais, de vez em quando menos. Nos últimos meses eles tem conseguido manter a regularidade.

FLOSS Weekly

FLOSS Weekly

Software Engineering Radio – Podcast já tradicional (mais de 3 anos e 100 episódios) que sempre conta com entrevistas interessantes normalmente com acadêmicos de várias áreas ligadas a software, por exemplo, linguagens funcionais, arquitetura de software, métodos ágeis, SOA, sistemas embarcados, sistemas distribuídos etc. Meus episódios preferidos: Static Code Analysis, Garbage Collection and Transactional Memory, Anders Hejlsberg (o cara do C#, Delphi e Turbo Pascal), LISP, Small Memory Software. Periodicidade: De dez em dez dias.

Software Engineering Radio

Software Engineering Radio

This Week in Django – Este podcast comenta os últimos desenvolvimento do Django no SVN, aplicações interessantes feitas com o Django e entrevista pessoas ligadas a comunidade do framework. Periodicidade: Semanal.

This Week in Django

This Week in Django

Publicado em Python, Web. Tags: , , . 5 Comments »

5 Respostas to “Os podcasts que eu ouço”

  1. Felix Says:

    Oi Leandro.
    Realmente podcast’s são muito práticos, vou dar uma olhada em sua lista quando tiver mais tempo, pena que você não recomendou nenhum nacional, talvez eu possa estar desinformado, mas aqui os podcast’s ainda não são muito difundidos (principamente em nossa área) o último que eu ouvi foi este: http://ticktack.com.br/2008/08/15/episodio-beta-3/ com a participação do Aurélio.

    Mesmo assim a iniciativa de divulgar os seus podcasts favoritos é interessante, assim que eu tiver uma lista dos meus eu vou divulgar também.

    Abraços
    Alexsandro Felix

  2. Randal L. Schwartz Says:

    FLOSS Weekly should be *weekly*, not monthly.🙂 I’ve worked pretty hard (takes about three hours per show) to bring this back to a weekly show, and have achieved about 3 months worth of regular weekly shows. Sadly, I have to break the streak in november and december, because I’ll be on a couple of cruises.

    Thanks for mentioning FLOSS Weekly!

  3. Leandro Lameiro Says:

    @Randal: Oops, that was a mistake. Just fixed it, thank you. Looks like your Portuguese is very good (or maybe automatic translation tools are getting useful?).

    Thank you for visiting and keep up with the good work!

  4. Podcasts que ouço « Says:

    […] Outubro, 2008 · Nenhum Comentário Seguindo o meme do Leandro e do Humberto segue minha lista de podcast que ouço no carro, já que a antena da rádio não […]

  5. Ricardo Niederberger Cabral Says:

    A barulheira do metrô não me deixa ouvir muitos podcasts mas gosto do StackOverflow e do Diogo Mainardi. Uma boa lista parece ser http://stackoverflow.com/questions/1644?sort=votes#sort-top


Deixe uma resposta

