Yahoo! Open Hack Day Brazil 2008

Neste fim de semana eu participei do Yahoo! Open Hack Day Brazil. O evento foi feito pelo Yahoo! no Senac de Santo Amaro e as pessoas se divertiram com as APIs abertas do Yahoo!, fazendo mashups e algumas outras maluquices. Durou das 08:00 de sábado até as 20:00 de domingo, 36 horas ininterruptas de hacking.

Só tenho coisas boas a dizer sobre o evento. O ambiente era muito confortável, a comida estava muito boa e fomos atendidos 100% do tempo, os hacks estavam muito legais, eles nos pegaram e levaram até estações de metrô e trem. Enfim, a organização do Yahoo! está de parabéns.

Eu como todo bom engenheiro eletricista fui ao HackDay munido de uma protoboard, muito fio, vários LEDs e mais alguns componentes, ainda sem uma idéia mas com a certeza que seria útil.

O pessoal do GruPy-SP devidamente uniformizado formou um time e aos poucos várias pessoas foram se juntando ao time. Éramos um time enorme, com 11 pessoas. Tivemos várias idéias, como pode ser visto no brainstorm abaixo:

Brainstorm do projeto

Brainstorm do projeto

O projeto era um eventômetro: um medidor de quanto burburinho um evento está gerando no Twitter e Flicker. Várias idéias foram dadas no brainstorm: um algoritmo de clustering para posts no Twitter e Flickr, usar o Quartz Composer e o Cocos2D para gerar uns efeitos legais, Yahoo! Blueprint para fazer uma aplicação para celular, eletrônica para sair do comum e mais um monte de outras coisas.

Eu fiquei com o hardware do nosso hack, junto com o Luiz Vitor Martinez Cardoso. Depois que terminamos o hardware eu fui para o script que baixava as informações do Twitter e Flickr.

Eu mostrando a protoboard

Eu mostrando a protoboard

Hardware do projeto

Hardware do projeto

A maluquice acima é um Arduino controlando os LEDs e o buzzer na protoboard. Os LEDs formam a palavra Yahoo! e piscam com uma frequência determinada pela quantidade de posts sobre o evento no Flickr na última hora. A quantidade de letras acesas do Yahoo! depende da quantidade de posts sobre o evento no Twitter na última hora. O buzzer tocava uma musiquinha cuja velocidade era a mesma com que os leds piscavam. Tudo era controlado pelo Arduino, uma plataforma aberta de hardware muito fácil de começar a fuçar, que recebia os dados do computador pela USB.

Usar os LEDs chamou muita atenção no evento, o tempo todo tinhamos jornalistas e outros participantes curiosos em saber o que era aquilo tão diferente.

Também tinhamos uma aplicação feita com Cocos2D que mostrava os últimos posts no Twitter e Flickr.

No final, não ganhamos os prêmios originalmente propostos, mas ganhamos outro prêmio. E a razão é bem simples: nosso projeto era bastante inútil, usava só uma API do Yahoo! (a do Flickr) e tinha um time muito maior que os outros. Mas ele era muito legal e diferente, então eles criaram mais 4 categorias e aí sim ganhamos um prêmio. A categoria foi chamada “What the hack was that?”, que reflete bem a surpresa com o nosso hack.

Concluindo, foi um fim de semana muito divertido, fiquei feliz com o nosso hack, com as pessoas que conheci, com os hacks legais apresentados e claro, com o prêmio.

Lameiro feliz com o prêmio

Lameiro feliz com o prêmio

10 Respostas to “Yahoo! Open Hack Day Brazil 2008”

  1. Vitor Hitoshi Says:

    Opa! Parabéns pelo prêmio Lameiro!

    E parabéns pelo blog. Ando acompanhando ele, e de uns tempos para cá, reparei que está postando com mais frequência.
    Achei super legal poder “acompanhar” o OpenHackDay por aqui. Espero que apareçam outros eventos, e que continue descrevendo com essa riqueza de detalhes!

    Abraços

  2. Luiz Vitor Martinez Cardoso Says:

    Lameiro,

    Muito obrigado! Você me ensinou muita coisa nessas 24horas! Pude conhecer o grande amigo que você é o ver o seu excepcional potencial técnico e criativo! E além de tudo isso, humilde, muito humilde, parando a tarefa que estava fazendo para ajudar no que outras pessoas estavam precisando. MEUS PARABÉNS! Conte sempre comigo 😉 Sucesso na nova empreitada!

  3. Antonio Carlos Silveira Says:

    Parabéns Lameiro,

    vcs mereceram e mostraram o que é o verdadeiro significado da palavra hacker 🙂

  4. Lygia Says:

    Eu amei o hardware!
    Preciso mandar as fotos e o videozinho pra vcs, farei isso no fds.

    Parabéns pelo prêmio, fiquei mega feliz que ganharam.

    Bjo!

  5. felipe tonello Says:

    Falaaa lamerãooooo
    Que legal viu, queria muito ter ido, mas infelizmente não pude ir… Mas deixa para a próxima que concerteza eu vou.. eu amo esses hacks stuffs..

    Abraços

  6. Notas sobre o Seminário C & C++ para Sistemas Embarcados « Inno::Blog /* by Alberto Fabiano */ Says:

    […] e sis_embarcados. Em paralelo, num outro evento que estava ocorrendo no mesmo dia em São Paulo, o Lameiro e uma galera do Grupy-SP  fez uma implementação pitoresca de sensor networks utilizando AVR numa […]

  7. Notas sobre o Seminário C & C++ para Sistemas Embarcados « Inno::Blog /* by Alberto Fabiano */ Says:

    […] paralelo, num outro evento que estava ocorrendo no mesmo dia em São Paulo, o Lameiro e uma galera do Grupy-SP  fez uma implementação pitoresca de sensor networks utilizando AVR numa […]

  8. gabriel Says:

    Ola…Parabens pelo premio! Estive no open hack como fotografo na ultima etapa….gostaria de saber se vc pode me ajudar, tive uma ideia de acessorio ou ferramenta para web que pode ter algum valor comercial…nao sei como isso funciona, mas estou atras de alguem do ramo para executar a estoria ou saber para quem vender…se tiver interesse me avisa ok?

    abç!

  9. Adilson B B da Costa Says:

    seu artigo está de parabéns. Dificilmente encontramos artigos de tão boa qualidade, pra podermos ler e nos informarmos claramente sobre determinado assunto. Recomendo a todos.
    abraço


Deixe um comentário